sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Sol


O Sol é uma estrela de porte médio. E ainda assim, sua massa é 330 mil vezes maior que a terra, a maioria das estrelas próximas da terra são menores que o sol. No entanto, tem outras estrelas que são maiores que o Sol como por exemplo a de nome V382 Cygni, ela tem massa pelo menos 27 vezes maior que o sol.
O Sol distribui muita energia, apesar dele estar cerca de 150 milhões de quilometros da terra, num dia ensolarado, o calor dele pode queimar a pele! E o mais impressionante é que apenas cerca de um bilionésimo da energia do sol atinge a terra, e apenas essa fração do poder do sol é suficiente para sustentar a vida no planeta.
O sol esta na medida certa da terra. Se a terra fosse um pouco mais perto não teria vida no planeta, pois morreriamos queimados; e se fosse um pouquinho mais longe, naum teria energia suficiente para manter a vida no planeta.
Os cientistas calculam que o total de energia que vem do sol é o bastante para sustentar uns 31 trilhões de planetas como a terra. O sol é tão grande e seu núcleo tão denso que leva milhões de anos para que a energia produzida no nucleo alcance a superficie. "Caso o sol parasse de produzir energia hoje, levaria 50 milhões de anos para que mudanças significativas fossem sentidas na terra" diz o site SWPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário